Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Blog, um diário que precisa ser compartilhado

O blogueiro cubano independente Orlando Luis Pardo Lazo acaba de lançar a primeira revista digital daquele país. Lazo diz que o veículo Voces é para o arco-íris de opiniões sobre o momento crítico que Cuba enfrenta. Desde a edição de estreia, na semana passada, 22 artigos já foram publicados. Uma colaboradora de Voces e dissidente cubana bem conhecida é Yoani Sánchez, do blog Generación Y, que atrai muitos seguidores por sua característica reacionária ao governo (?!) de Fidel Castro. 

É possível fazer download ou ler Voces online. Mas, não causa tanta surpresa, a publicação é bloqueada ao acesso normal em Cuba. O acesso é conseguido por meio de conexão em servidores proxy, em clubes e escritórios do governo. 

Os blogs podem ser considerados as vozes da internet, mas não são, nem de longe, virtuais na sua essência. Trata-se de uma ferramenta de divulgação daquilo que cada blogueiro acredita ou rejeita. Blogs políticos são sempre polêmicos, é verdade, e atraem seguidores exatamente por sua proposta peculiar. Imaginem se existissem blogs durante a ditadura militar?

Eu apoio este tipo de iniciativa. E você? 

Com informações do portal Comunique-se








Nenhum comentário:

Postar um comentário